Sosa :7,705
  • Born in 1561 - Abrantes, Santarém, Portugal
  • Baptized - São Vicente, SP, Brasil
  • Deceased 8 August 1645 - São Vicente, São Paulo, Brasil,aged 84 years old

 Spouses and children

 Notes

Individual Note

Lucrecia Leme casou-se em S. Vicente com seu tio Fernando Dias Paes f.° de Pedro Leme e de sua 1.ª mulher Izabel Paes. Foi natural de Abrantes e, por algum tempo, morou com seus avós na Ilha da Madeira; mais tarde, quando já seu pai morava em S. Vicente, passou também ele para esta vila, onde casou-se 1.º com Helena Teixeira, de quem deixou 3 f.ºs, e 2.ª vez com sua sobrinha Lucrecia Leme deste Cap. 5.°. De S. Vicente passou a morar na vila de S. André e mais tarde em S. Paulo. A seu respeito escreveu Pedro Taques: "Foi Fernando Dias, assim em S. André como em S. Paulo, uma das pessoas de maior respeito e das primeiras do governo da república, cujos cargos ocupou repetidas vezes, como se vê dos livros da câmara de S. Paulo, e no ano de 1590 era juiz ordinário, sendo seu companheiro Antonio de Saavedra. Fez o seu estabelecimento no sítio dos Pinheiros onde teve uma grande fazenda de cultura, cujas terras de matos e campos chegavam até a ribeira do Ypiranga, compreendendo a distância de uma légua". Faleceu com testamento em 1605 em S. Paulo e sua mulher Lucrecia Lemecom testamento em 1645. Teve (C. O. de S. Paulo): 1-1 Izabel Paes § 1.º 1-2 Leonor Leme § 2.º 1-3 Fernão Dias Paes Leme § 3.º 1-4 Maria Leme § 4.º 1-5 Pedro Dias Paes Leme § 5.° 1-6 Luzia Leme § 6.º 1-7 Luiz Dias Leme § 7.º Teve também uma f.ª bastarda: 1-8 Suzana Dias, que foi mãe de 2-1 Simôa Fernandes, casada com Diogo Penedo; desta descendeu 3-1 Maria Pedroso, que foi casada com o capitão Manoel Themudo, que foram pais de 4-1 Maria de Faria casada em 1668 com seu parente Manoel João de Quebedos. (C. Ec. de S. Paulo, dispensas matrimoniais). Fonte: Genealogia Paulistana, Luiz Gonzaga da Silva Leme, Vol II - Pág. 430 a 479.

 Sources

  • Individual:
    - Alvaro Jose Albuquerque Rodrigues - Albuquerque Rodrigues Web Site (Smart Match)
    - Árvore Genealógica do FamilySearch - Lucrecia Dias Paes Leme<br>Nome de nascimento: Lucrécia Leme<br>Gênero: Feminino<br>Batizado: São Vicente, SP, Brasil<br>Casamento: Perto de 1561 - São Vicente, São Paulo, Brasil<br>Morte: 8 de ago de 1645 - São Paulo, Brasil<br>Parece haver um problema com os parentes desta pessoa. Veja esta pessoa no FamilySearch para ver esta informação.<br>  Informação adicional:

    LifeSketch: Lucrecia Leme casou-se em S. Vicente com seu tio Fernando Dias Paes f.° de Pedro Leme e de sua 1.ª mulher Izabel Paes. Foi natural de Abrantes e, por algum tempo, morou com seus avós na Ilha da Madeira; mais tarde, quando já seu pai morava em S. Vicente, passou também ele para esta vila, onde casou-se 1.º com Helena Teixeira, de quem deixou 3 f.ºs, e 2.ª vez com sua sobrinha Lucrecia Leme deste Cap. 5.°. De S. Vicente passou a morar na vila de S. André e mais tarde em S. Paulo. A seu respeito escreveu Pedro Taques:

    "Foi Fernando Dias, assim em S. André como em S. Paulo, uma das pessoas de maior respeito e das primeiras do governo da república, cujos cargos ocupou repetidas vezes, como se vê dos livros da câmara de S. Paulo, e no ano de 1590 era juiz ordinário, sendo seu companheiro Antonio de Saavedra. Fez o seu estabelecimento no sítio dos Pinheiros onde teve uma grande fazenda de cultura, cujas terras de matos e campos chegavam até a ribeira do Ypiranga, compreendendo a distância de uma légua".

    Faleceu com testamento em 1605 em S. Paulo e sua mulher Lucrecia Leme com testamento em 1645. Teve (C. O. de S. Paulo):

    1-1 Izabel Paes § 1.º
    1-2 Leonor Leme § 2.º
    1-3 Fernão Dias Paes Leme § 3.º
    1-4 Maria Leme § 4.º
    1-5 Pedro Dias Paes Leme § 5.°
    1-6 Luzia Leme § 6.º
    1-7 Luiz Dias Leme § 7.º

    Teve também uma f.ª bastarda: 1-8 Suzana Dias, que foi mãe de 2-1 Simôa Fernandes, casada com Diogo Penedo; desta descendeu 3-1 Maria Pedroso, que foi casada com o capitão Manoel Themudo, que foram pais de 4-1 Maria de Faria casada em 1668 com seu parente Manoel João de Quebedos. (C. Ec. de S. Paulo, dispensas matrimoniais).

    Fonte: Genealogia Paulistana, Luiz Gonzaga da Silva Leme, Vol II - Pág. 430 a 479. - Record - 40001:1236835875:

  Photos and archival records

{{ media.title }}

{{ mediasCtrl.getTitle(media, true) }}
{{ media.date_translated }}

 Family Tree Preview