Sosa :3,732
  • Born in 1610 - Taubaté, São Paulo, Brasil
  • Deceased in 1665 - São Paulo, Brasil,aged 55 years old

 Spouses and children

 Notes

Individual Note

João de Godoy Moreira(1) segundo escreveu Pedro Taques, foi um cidadão que teve em S. Paulo, sua pátria, o 1.º voto no governo político e civil da república, como pessoa de grande autoridade, respeito e veneração. Foi abundante em cabedais e possuía uma fazenda de cultura onde as videiras lhe davam vinho com fartura. Foi casado com Euphemia da Costa Motta, natural de S. Vicente, irmã do capitão-mor de Itanhaém, Vasco da Motta, e do reverendíssimo padre Antonio Raposo, pároco colado da igreja da vila de S. Vicente, da qual tomara posse em 1611. Segundo escreveu Pedro Taques, foi Euphemia da Costa f.ª de Athanazio da Motta que levou em dote de casamento os ofícios de escrivão da fazenda real e da alfândega da vila de Santos (de que era proprietário seu sogro) e de Luzia Machado, natural de Santos; n. p. de Vasco Pires da Motta, natural de Portugal (f.º do doutor Aniceto Vaz da Motta e de Filippa de Sá) e de sua mulher Filippa Gomes da Costa, por esta, bisn. de Estevão da Costa, natural de Barcellos, senhor da Quinta do Costa, e de Izabel Lopes de Sousa, esta f.ª natural do fidalgo Martim Affonso de Sousa, donatário da capitania de S. Vicente com 100 léguas de costa; n. m. (por Luzia Machado) de Simão Machado, um dos primeiros e nobres povoadores da vila de S. Vicente, vindo com Martim Affonso em 1531, a cujo filho ou filha fez el-rei d. João III mercê dos supraditos ofícios, e de Maria da Costa natural de S. Vicente, por esta, bisn. de Martim da Costa natural de Barcellos e de Maria Collaço, natural de S. Vicente; por esta, tern. de Pedro Collaço, natural de Vianna do Minho, capitão-mor e governador da capitania de S. Vicente de 1561 a 1565, e de Brigida Machado natural de S. Vicente, esta f.ª de Ruy Dias que veio em 1531 com dito Martim Affonso, e de sua mulher Cecilia Rodrigues. (Autos de genere do padre Antonio de Godoy Moreira) Faleceu em 1665 em S. Paulo (com dois testamentos: o 1.º escrito em 1653 e o 2.º em 1661, de caminho para a ilha Grande) teve 12 f.ºs (C. O. de S. Paulo):

1-1 Jorge Moreira § 1.º1-2 Frei Balthazar do Rosario § 2.º1-3 Antonio de Godoy Moreira § 3.º1-4 Padre Pedro de Godoy § 4.º1-5 Balthazar de Godoy § 5.º1-6 Padre João de Godoy Moreira § 6.º1-7 Padre Francisco de Godoy § 7.º1-8 Fernando de Godoy § 8.º1-9 Maria Collaço § 9.º1-10 Izabel de Godoy § 10.º1-11 Tenente general Gaspar de Godoy Collaço § 11.º1-12 Sebastiana de Godoy § 12.º

(1) Tomou parte na bandeira de 1636, de que foi capitão Diogo Coutinho de Mello, sob as ordens do capitão-mor Antonio Raposo Tavares, a qual nessa data atacava aos índios nos sertões dos Carijós, chamados Araxás. João de Godoy serviu de escrivão no inventário de Braz Gonçalves, † nesse sertão, como ficou escrito no V. 1.º pág. 317.¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨Nome alternativo, Joam de Godoy.

Family Note

Marriage with Euphêmia da Costa Motta

Nenhum evento de casamento.

 Sources

  • Birth: GEDCOM data | Family Search

  Photos and archival records

{{ media.title }}

{{ mediasCtrl.getTitle(media, true) }}
{{ media.date_translated }}

 Family Tree Preview