Tio João


  • Born 4 March 1878 - Portugal, Lisboa, Lisboa, freguesia Campo Grande
  • Baptized after 4 March 1878 - Portugal, Lisboa, Lisboa, freguesia Campo Grande, Igreja dos Santos Reis Magos
  • Deceased 23 December 1956 - Portugal, Lisboa, Lisboa, freguesia Campo Grande,aged 78 years old
  • Director da Escola Secundária Gil Eanes de Lagos, Pintor, Director da Escola António Arroio, Professor da Escola Industrial de Lagos

 Parents

 Spouses and children

 Siblings

(display)

 Events


 Notes

Individual Note

Biografia

Anceriz na tela dos melhores pintores do século XX! É verdade. Numa visita que fizemos ao casal ancerizense, D.Ilda Gouveia de Brito e Sr. Horácio Godinho Martins de Almeida foi-me apresentado um excelente livro, impresso a 30 de Novembro de 1997 com uma tiragem de 2000 exemplares, com um formidável espólio de fotos das melhores pinturas do grande mestre, que foi Falcão Trigoso.A grande surpresa ao folheá-lo foi admirar as pinturas referentes a Anceriz e à vila de Avô.

As duas pinturas de Anceriz, uma feita em 1927, tem uma dimensão de 36x45cm e foi pintada a partir do Outeiro, em direcção à Igreja, encontrando- se na página 88 e a segunda foi pintada no ano de 1929, do largo de Santo António, com uma dimensão de 56x41cm, podendo ver-se na página 91. Nestapodemos ver as casas e balcões da rua direita.

Ainda hoje há pessoas em Anceriz, como a Senhora Maria Trindade e o Senhor José Gonçalves, que se lembram perfeitamente da presença do pintor nanossa aldeia, sempre acompanhado pelo ilustre avoense Tomaz Mascarenhas, que também era pintor.

Sabemos que os originais destes quadros se devem encontrar em Lisboa. Aconselhamos aos ancerizensese aos avoenses a comprarem este belo livro, com a vida e obra do "pintor da luz e da poesia".

O livro é das Edições INAPA - FALCÃO TRIGOSO - A vida e a Obra do Pintor - de Sylvia Purwin deFigueiredo Falcão.

A grande parte dos quadros de Falcão Trigoso encontram-se no Palácio da Pena, no Museu do Chiado, no Instituto Camões, na Sociedade Voz do Operário e no Instituto Português de Oncologia.

O Mestre Falcão Trigoso, chegou à nossa região através dos conhecimentos e da amizade que tinha com o Tomazinho Mascarenhas ( como era conhecido) e que era descendente do insigne poeta épico Brás Garcia de Mascarenhas, que escreveu "Viriato Trágico".. Sabemos que os dois chegaram a fazer uma exposição dos seus quadros na Escola de Avô.

Nasceu a 4 de Março de 1879, em Lisboa e tinha como nome completo João Maria de Jesus de Mello Falcão Trigoso. Veio a falecer a 22 de Dezembro de 1956.

Tirou o Curso na Escola de Belas Artes de Lisboa. No ano de1902 conheceu Unhais da Serra, onde pintou alguns quadros. Em 1913 viajou até França e Bélgica, onde fez algumas pinturas.

Além de pintor, tocava guitarra e cantava o fado e escrevia letras para fados. Em 1915 foi-lhe atribuído uma medalha de ouro na Exposição Internacional Panamá-Pacífico..

Na década de 1920, o Mestre teve a sua "época azul", durante a qual pintou muitosquadros na zona de Avô.

Foi Director e Professor da Escola Industrial Vitorino Damásio, em Lagos, no Algarve. Durante a sua vida pintou 1500 telas. Foi discípulo do grande pintor Carlos Reis.

Em 1928, Falcão Trigoso viajou mais uma vez para a vila de Avô. Aí desenhou a tinta de china a janela manuelina do quarto onde ficou, na casa do nosso poeta épico. Esta janela, que aindaexiste e que dá para o rio Alva, encontra-se em perigo, devido ao estado lastimável em que se encontra este imóvel precioso, que deve ser considerado Património Regional e mesmo Nacional.

(Manuel Fernandes)

Enquanto pintor foi um seguidor do seu mestre e professor, Carlos Reis. Em todos os seus catálogos fazia menção do seu nome e do que devia aos seus ensinamentos. Durante a sua vida terá pintado cerca de 1500 quadros, privilegiando a paisagem.
Rua Falcão Trigoso

Por sugestão da Direcção do Ensino Superior e das Belas Artes do então Ministério da Educação Nacional, datada de 29 de Outubro de 1962, foram consagrados no Bairro de Santos, por Edital municipal de 9 de Setembro de 1963, os nomes dos pintores Falcão Trigoso (era a Rua K), Alberto de Sousa (Rua B) e Alfredo Roque Gameiro (Rua O).

De seu nome completo João Maria de Melo Falcão Trigoso (Lisboa/1878 – 1956/Lisboa), foi um pintor, discípulo de Veloso Salgado e Carlos Reis que exerceu também como professor da Escola de Arte Aplicada de António Arroio. Em 1954 obteve 1 Prémio Silva Porto e a sua obra faz parte do espólio do no Museu do Chiado.

Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, Lisboa.

 Sources

  • Individual: Gedcom 29Jul2020 [Tiago Filipe Viana Abrantes da Silva - VIANAS Web Site

    Árvore genealógica da MyHeritage

    Site de família: VIANAS Web Site

    Árvore genealógica:516253-16 - Discovery - 516253-16 - João Maria de Jesus de Melo Falcão Trigoso - 29 JUL 2020 - Adicionado via Person Discovery - Discovery
    ]
  • Family 1, family 2: Gedcom 29Jul2020

  Photos and archival records

{{ media.title }}

{{ mediasCtrl.getTitle(media, true) }}
{{ media.date_translated }}

 Family Tree Preview

José Maria de Lima E Mello Falcão de Gamboa Fragoso van Zeller de Baena Henriques De Resende, FCCR - Fidalgo Cavaleiro da Casa Real 1813-1844 Emília Augusta Trigoso de Oliveira Pereira Homem De Magalhães 1813-1844  
||



|
Leonardo de Mello Falcão Trigoso, FCCR - Fidalgo Cavaleiro da Casa Real 1844-1929 Maria Carlota de Lemos Seixas Castelo-Branco 1849-1920
||



|
João Maria de Jesus De Melo Falcão Trigoso 1878-1956