D. JOÃO PIRES DA MAYA f.o de Pedro Paes N 7 foi cazado com D. Guiomar Mendes f.a de D. Mendo o Souzão, e D. M.a Rodrigues no tt.o de Souzas. Conde D. P.' fls 135 N 11
D. João Pires da Maia (1180 -?) foi um nobre e Rico-homem do Reino de Portugal tendo vivendo durante os reinados de D. Afonso II de Portugal e de D. Sancho I de Portugal de cujas casas foi. Exerceu o governo da Tenência da Maia entre os anos de 1217 e 1226. -------------------- D. Gomes Pais da Silva foi um nobre português e cavaleiro de Afonso I de Portugal.
Como cavaleiro participou na batalha de Ourique travada em 1139 e na tomada de Lisboa em 1147. Foi senhor da Torre de Silva, senhor de Alderete, e senhor de Porto da Figueira em 1170. Foi alcaide do Castelo de Santa Eulália e de Guimarães. Relações familiares
Foi filho de D. Paio Guterres da Silva (1070 — 1129) e de D. Sancha Anes (1080 — ?), filha de Juan Ramirez, Senhor de Montoro. Casou com D. Urraca Nunes Velho (1130 — ?), filha de Nuno Soares Velho e de Môr Pires Perna, de quem teve:
Pode dizer-se que este Gomes Pais da Silva foi o verdadeiro tronco da família Silva, pois foi ele o primeiro que começou a usar as armas do leão que a família conservará. Em 1166 tinha ele a dignidade de Conde, que, não sendo hereditária, se dava aos ricos-homens de sangue mais nobre, com o senhorio ou governo de alguma terra importante.