Sosa :8
  • Né le 24 novembre 1866 - Praça do Garrote(dos Voluntarios)-Fortaleza-Ceará-Brasil
  • Décédé le 15 avril 1947 - RJ - Brasil,à l'âge de 80 ans

 Parents

 Union(s) et enfant(s)

 Fratrie

(afficher)

 Événements


 Notes

Notes individuelles

Parte das notas sobre João da Cruz Abreu da revista do Instituto Historico do Ceará (1947 pag 298).

O falecimento do Dr. João da Cruz Abreu, ocorrido no Rio de Janeiro, onde residia, em 15 de Abril 1947, constitui perda que atingiu sensivelmente o Instituto do Ceará.
Sócio correspondente dos que mais honraram e serviram este sodalicio, colaborador apreciado desta revista, o ilustre extinto dedicou-se á Historia do Ceará com zelo de um sacerdócio, deixando-nos valioso acervo de trabalhos e estudos relativos á reconstituição do nosso passado.
O seu estado de saude, há muitos anos precário, e por fim o desfecho fatal não permitiram que terminasse a sua serie de estudos sobre "Presidentes do Ceará", em continuação dos que foram iniciados nesta Revista pelo sempre lembrado Paulino Nogueira. Contudo, já agora não se poderá escrever a historia administrativa deste Estado sem se recorrer a esta fonte preciosa de erudição e de certeza que nos legou Cruz Abreu.
.
Apesar de ter vivido fora deste Estado desde 1885, Cruz Abreu foi um cearense que dedicou á sua terra incansável afeição e os melhores frutos de sua inteligência, nos dominios da pesquisa histórica.
Bem merecidas foram, portanto, as manifestações de pesar que lhe foram tributadas por ocasião do seu falecimento, aos 81 anos de idade.Foi homenageado pelo Instituto e pela Assembleia Estadual.
-Outras anotações sobre João da Cruz Abreu:
Formou-se em Medicina com brilhantismo na Bahia enquanto residia em celas vagas do Convento do Carmo.Transferiu-se para o estado de S.Paulo onde exerceu a medicina em S.Carlos do Pinhal,Pirassununga e Belem do Descalvado.Foi nomeado Inspetor de Higiene para o combate à uma epidemia de febre amarela em Santa Cruz das Palmeiras.
Casou-se com Maria America Garcez Froes,irmã de um colega da Escola de Medicina na Bahia.Adepto da Monarquia,conservador e catolico fervoroso colocou-se em oposição às ideias politicas da época o que causou-lhe dificuldades.
Mais tarde transferiu-se para o Rio de Janeiro atraido pelo clima mais quente que lhe era favoravel ao tratamento da asma que muito o afligia e que finalmente o vitimou aos 81 anos.


_PHOTO: @M300@

-- GEDCOM (INDI) --1 EVEN2 CONC idade. Tratava-se de asma hereditaria proveniente da familia Costa 2 CONC Barros .Morreu aos 81 anos. Era moreno,muito baixo e magro.

  Photos & documents

{{ media.title }}

{{ mediasCtrl.getTitle(media, true) }}
{{ media.date_translated }}