• Born about 1560 - Espanha
  • Deceased about 1630 - São Paulo, São Paulo, Brazil,aged about 70 years old

 Spouses and children

 Notes

Individual Note


Name Prefix: Juiz

Nationality: Catela

A família Camargo teve princípio em Jusepe de Camargo, natural de Castela, que veio a S. Paulo na última parte do século 16.º, f.º de Francisco de Camargo e de Gabriela Ortiz, naturais de Castela, n. p. de Luiz Dias de Camargo e de Beatriz de la Peña(1). Em S. Paulo casou Jusepe de Camargo com Leonor Domingues, falecida com testamento em 1630 na mesma vila no estado de viúva de seu marido, f.ª de Domingos Luiz - o Carvoeiro - cavaleiro fidalgo, e de Anna Camacho. Foi Jusepe de Camargo concunhado de Amador Bueno da Ribeira, que foi casado com Bernarda Luiz, também f.ª do dito Domingos Luiz, como se vê neste V. 1.º pág. 81. 
Esta família (bem como a descendência de Amador Bueno, e outras descritas em Tit. Carvoeiros) participa do sangue de João Ramalho, que foi casado com Izabel Dias f.ª do cacique Tebiriçá, como se vê na pág. 48 deste V. 1.º. Foi Jusepe de Camargo pessoa de autoridade e respeito em S. Paulo, onde ocupou o cargo de juiz ordinário em 1611; e seus descendentes, conservando o prestígio de seu progenitor, disputaram por muitos anos as rédeas do governo, tendo como competidora a não menos nobre e poderosa família dos Pires. Vide Tit. Pires Cap. 10.º. Do inventário de Leonor Domingues (C. O. S. Paulo) tiramos os seguintes f.ºs:
Cap. 1.º Capitão Fernão de Camargo
Cap. 2.º José Ortiz de Camargo
Cap. 3.º Francisco de Camargo (Capitão)
Cap. 4.º Capitão Marcellino de Camargo
Cap. 5.º Jeronimo de Camargo
____________________
(1) Segundo as investigações feitas pelo dr. Ricardo Gumbleton Daunt, que se ligou por seu casamento a esta família, era ela oriunda de Sevilha e descendente do célebre navegante espanhol Affonso de Camargo, que em 1539 empreendeu ir ao Perú pelo estreito (hoje) de Magalhães; após terriveis peripécias e perdas consideráveis, Affonso de Camargochegou a ganhar o porto de Arequipa com as suas três naus. (Ensaio Biográfico do dr. Ricardo pelo dr. Estevam Leão Bourroul). A ascendência de José Ortiz de Camargo nós a encontramos no antigo manuscrito já mencionado à pág. 45 deste V. 1.º, que existe em poder do distinto cavalheiro do Sr. Abilio Soares, e que lhe chegou àsmãos transmitido de pais a filhos pelos antepassados de sua falecida esposa.
Fonte: Genealogia Paulistana, Tit. Camargos, Volume I - Pág. 178 a 225, Luiz Gonzaga da Silva Leme.
---------------------------------------------------------------------
Espanhol de larguíssima descendência nos nossos dias e a quem predem muitas das principais famílias das regiões povoadas por paulistas foi Jusepe de Camargo, sevilhano, concunhado de AmadorBueno da Ribeira como genro de Domingos Luiz, o Carvoeiro.
Emigrou em fins do século XVI e, em 1595, era juiz ordinário em São Paulo. Devia-lhe o filho, Fernão de Camargo, alcunhado o Tigre, com assassinato do segundo Pedro Taques, encetar o ciclo das tão conhecidas lutas civis dos Pires e Camargos, que ensanguentaram a vila paulistana, ad instar aquelas contendas em que os Capuletos e os Montequios veroneses se celebrizaram e tão comuns na Itália meridional.
http://soberaniasp.blogspot.com.br/2013/03/a-fusao-do-sangue-castelhano-na-sao.html

 Sources

  • Individual: Isabela Sampaio - Sampaio Web Site

    Árvore genealógica da MyHeritage

    Site de família: Sampaio Web Site

    Árvore genealógica:457957131-1 - Discovery - 457957131-1 - Juiz Jusepe Ortiz de Camargo - 21 DEC 2020 - Adicionado via Person Discovery - Discovery

  Photos and archival records

{{ media.title }}

{{ mediasCtrl.getTitle(media, true) }}
{{ media.date_translated }}

 Family Tree Preview