Francisco Maria Pereira Da Silva
Francisco Maria Pereira Da Silva
Sosa :28
  • Born 16 March 1814 - Rua do Sucesso, Belém, Lisboa
  • Baptized 9 May 1814 - Ajuda, Lisboa
  • Deceased 1 December 1891 - Figueira da Foz,aged 77 years old
  • Engenheiro Hidrográfico, Membro do Conselho de Sua Majestade
1 file available 1 file available

 Parents

 Spouses and children

(display)

 Events


 Notes

Individual Note

Assentou praça como Guarda-Marinha, já com o curso da antiga Academia de Marinha, em 11 de Janeiro de 1833. Tinha igualmente o curso da antiga Aula de Comércio.

Durante as lutas liberais serviu nas canhoneiras de Quebrantões, no Douro, e diariamente saía a barra, debaixo de violento fogo de artilharia e de metralha, para bater o inimigo em terra. Pouco antes trouxera de Ponta Delgada para o Porto o Iate Sousa e Bastos, a salvo dos navios inimigos. Estas acções, em 1833, valeram-lhe os primeiros louvores. No mesmo ano comandou a Canhoneira nº 4, postada em frente da boca da Ponte da Erva, no rio Tejo, onde impediu, durante longos dias e sempre em constantes duelos de artilharia, toda a comunicação de forças rebeldes. Em 1834 comandou o Iate Pensamento Feliz, fundeado em frente do Pinheiro, no rio Sado, onde impediu a marcha do inimigo.

Logo que terminaram as lutas civis, Pereira da Silva, como era dos mais distintos engenheiros-hidrógrafos, desempenhou durante muitos anos importantes missões para o levantamento geodésico do País, nos serviços de farolagem e balizamento, em trabalhos hidrográficos no porto de Lisboa, melhoramento da barra e porto da Figueira da Foz e muitos outros de não menor importância.

Teve a difícil tarefa de substituir Filipe Folque, depois deste ter falecido em 1874, à frente da Direcção-Geral dos Trabalhos Geodésicos, Topográficos, Hidrográficos e Geológicos do Reino, cargo que exerceu somente até 1879, tendo sido alvo de uma sindicância que o afastou dessas funções de chefia.

Possuía, entre outras condecorações: a Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, a Real Ordem militar de S. Bento de Aviz (grau de Cavaleiro), a Real Ordem militar de Cristo (grau de Comendador), além da Medalha militar de Comportamento Exemplar, grau ouro.

Era Sócio honorário do Instituto Politécnico Brasileiro, Sócio titular de Instituto de África (França), Sócio honorário da Associação de Artistas de Coimbra, Sócio efectivo da Real Academia de Ciências de Lisboa, etc.

Escreveu: Memória sobre o pinhal de Leiria (Lisboa, 1843 e 2ª edição em 1859) com uma carta topográfica oferecida à antiga Associação Marítima e Colonial, tendo tido co-autoria de outro ilustre engenheiro-hidrógrafo, Caetano Maria Batalha; Memória sobre observações de marés (também em co-autoria com o mesmo oficial de marinha) in Anais Marítimos e Coloniais - Tomo V; Resposta às arguições que alguns habitantes da Figueira da Foz fizeram, acerca das obras públicas para melhoramento da barra e porto (Lisboa, 1862); Breves considerações acerca da análise e refutação do Tenente Adolfo Loureiro à resposta... às arguições que alguns habitantes da Figueira da Foz... (Coimbra, 1865); Relatório das obras para melhoramento da barra e porto da Figueira (2ª edição com 5 estampas, em Lisboa, 1863); Faróis, marcas marítimas, estações semafóricas e postos meteorológicos em Portugal (Lisboa, 1880); Entrada do porto de Lisboa (Lisboa, 1882); Trabalhos hidrográficos no Ministério da Marinha e Ultramar (Lisboa, 1886); Projecto de melhoramento do porto de Lisboa (Lisboa, 1884).

El-rei D. Luís (1861-1889), seu amigo íntimo (recebia-o no Paço sem ser necessário pedir audiência), quiz oferecer-lhe o título de Conde de Santa Catarina, título esse que Pereira da Silva, com a sua habitual modéstia, recusou.

  Photos and archival records

{{ media.title }}

{{ mediasCtrl.getTitle(media, true) }}
{{ media.date_translated }}

 Family Tree Preview

Manuel Pereira Da Silva ca 1740-/1796 Caetana Gomes ca 1740- Joaquim De Sousa ca 1745- Antónia Maria ? ca 1750-
||||






||
Manuel Pereira Da Silva ca 1770- Gertrudes Magna Da Conceição x ca 1775-
||



|
a picture
Francisco Maria Pereira Da Silva 1814-1891