• Born in 1753 - Lisboa
  • Deceased 10 April 1793 (Wednesday) - Genéve, Suiça,aged 40 years old

 Parents

 Spouses and children

 Half-siblings

On the side of Vicente Roque De Sousa Coutinho de Menezes Monteiro Paim

 Notes

Individual Note


Name Prefix: D.
Da sua fortíssima personalidade e determinação, fica na História a resistência ao casamento que seu Pai e Avó paterna a obrigaram a celebrar com um filho do poderoso conde de Oeiras, futuro marquês de Pombal.

Encerrada num convento longe da corte por se negar a consumar o casamento - pelo que ficou conhecida como o "bicho de conta" - foram os seus sogros, marqueses de Pombal, que acabariam por iniciar o processo de anulação desse casamento em que tanto se tinham empenhado.

Depois da morte do rei D. José I e o subsequente afastamento de Pombal, D. Isabel Juliana saiu do convento e casou por vontade própria com D. Alexandre de Sousa Holstein. Do casal seria filho primogénito o 1º duque de Palmela.

Nome completo: Isabel Juliana Basilisa José de Sousa Monteiro Paim.
As várias fontes referem o seu nascimento na freguesia de Santa Engrácia e apontam o ano de 1753 sem, no entanto, especificar o dia e mês.

MHGDP transcreve, além do mais, o assento do seu primeiro casamento, onde se refere expressamente "baptizada na Freguesia de Santa Engrácia", que confirmamos pela consulta do Livro 3 de casamentos das Mercês, fls.3.

É também em Santa Engrácia que sua mãe morre a 25 de Dezembro de 1753, de acordo com assento paroquial do óbito no livro respectivo.

Mas nos livros de baptismos da paróquia de Santa Engrácia, não se encontra o assento de baptismo: sua mãe terá morrido no parto ou pouco tempo depois e D. Isabel Juliana terá sido baptizada em casa "sub conditione". Terá sido esquecida a transcrição do seu baptismo para o respectivo livro? Ou não foi baptizada em Santa Engrácia, como as fontes referem? Outra hipótese que nos parece plausível é ter nascido não em Santa Engrácia, como sua mãe, mas , como seu pai, na freguesia da Encarnação, onde existe um hiato entre 1750 e 1755 nos livros de baptismo (Geneall-TGM)

O seu primeiro casamento foi anulado por "sentença proferida e assinada em onze de Julho de mil setecentos e setenta e dois pelos Eminentíssimos Senhores Cardeal de Saldanha, Patriarca de Lisboa, Cardeal da Cunha e Exmo. e Revmo. Dom Inocêncio Conti Núncio Apostólico, Juizes delegados por uma Bula do Santíssimo Padre Clemente XIV (...)" (anotação à margem do respetivo assento de casamento.

Family Note

Marriage with José Francisco Xavier Maria De Carvalho Melo e Daun, 3º marquês de Pombal:
Não houve descendência deste casamento

  Photos and archival records

{{ media.title }}

{{ mediasCtrl.getTitle(media, true) }}
{{ media.date_translated }}