• Born 21 November 1753 - São Gonçalo do Brumado, Caburu, Minas Gerais, Brasil
  • Baptized 21 November 1753 - São Gonçalo do Brumado, Caburu, Minas Gerais, Brasil
  • Deceased

 Parents

 Spouses

 Siblings

 Notes

Individual Note

Cap 7º FRANCISCO JOSÉ DE SOUZA (atualizado em 14-abril-2011)
Regina Junqueira

Francisco José de Souza foi batizado em São Gonçalo do Brumado, arredores de São João Del Rei aos 21-11-1753.

AEAM - Processo de Habilitação Sacerdotal de Francisco José de Souza - 1823

(...) Aos 21/11/1753 na Capela de / São Gonsalo o Reverendo Capelão Dionizio / Ferreira batizou (...) a Francisco filho legitimo de Domingos Mon/teiro Lopes e de Marianna de Souza forão / padrinhos o Reverendo Dionizio Ferreira / Alves e Maria de Souza mulher de Andre / Martins todos desta freguesia de São João de El Rey / (...)

Casou em 15-09-1807 na capela de Santa Rita com Maria Perpétua de São José, exposta ao Tenente José da Costa Homem, batizada em São Gonçalo aos 07-07-1761.



(...) Aos sete de julho de 1761 na Capela de São Gon=/salo filial desta matris de São João de / El Rey o Reverendo Capelão da mesma / Francisco Jose Matta baptizou / (...) a Maria exposta ao Alferes Jose da Costa Homem / foram padrinhos Ignácio da Costa Homem / e Dona Michaella de Gusmão todos des=/ta freguesia (...)



B7: Casamentos - SJDRei, aos 15-09-1807 Cap. Santa Rita, Alferes Francisco Jose de Souza e D. Maria Perpetua de S. José. Ele f.l. Domingos Monteiro Lopes e Mariana de Souza Monteira; ela f.l. digo exposta ao Tenente Joze da Costa Homem, Bts. nesta freguesia.



Francisco José faleceu aos 13-08-1821 com testamento, aberto em Campanha na Fazenda do Mundo Novo, declarando seu casamento e filação. Disse ter tido vários filhos de sua mulher, sem nomeá-los.



CEMEC - Campanha - Livro de Testamentos de Campanha CPA 01 fl.51

Testador: Francisco José de Souza Monteiro

Testamenteiro - João Machado Lopes - genro

Data - 13/08/1821 - data do falecimento

Local - Fazenda do Mudo Novo, Termo da Vila de Campanha.

Anotado por: Moacyr Villela.

Data da Transcrição: 2007

Registro do Testamento com que faleceu o Alferes Francisco Jose Monteiro de quem foi testamenteiro João Machado Lopes morador no Mundo Novo Termo da Campanha falecido a 13 de agosto de 1821

TESTAMENTO - trechos

... Filho legítimo dos falecidos Domingos Monteiro Lopes e de Dona Mariana de Souza Monteira. Declaro que sou casado com Dona Maria Perpétua de Souza desse matrimonio tivemos vários filhos que são meus herdeiros forçados.

Deixo por testamenteiros a meu genro João Machado Lopes e Jose da Fonseca de Carvalho e a meu filho Francisco Jose de Souza. Declaro que fui testamenteiro do falecido vigário meu irmão Antonio de Souza Monteiro Galvão nomeado em Terceiro lugar e por morte do vigário Francisco Moreira de Vasconcelos e desistência do segundo testamenteiro o Coronel Jose Francisco Pereira me competia assinar e fiz procuração, mas nada recebi desta testamentária e todos os bens estão de posse do primeiro testamenteiro dativo...

Escrito a rogo por Joaquim Xavier de Campos nesta Fazenda do Mundo Novo em casas de residência do testador a 7 de agosto de 1821 tendo por testemunhas: o Alferes Jose Manoel do Nascimento, Miguel Correia da Silva, Lourenço Luis Gomes Nogueira e Felipe da Silva Pereira.



Francisco José e Maria Perpétua tiveram ao menos, q.d:

§ 1º - Cândida Umbelina de Souza

§ 2º - Francisco José de Souza Monteiro, padre

§ 3º - Maria Antonia

§ 4º - Beralda Lúcia de Souza, legatária da irmã Cândida

 Sources

 Family Tree Preview

   
Domingos Monteiro Lopes 1679- Mariana de Souza Monteiro 1718-
||



|
Francisco José De Souza 1753-