(Rui Mendes de Vasconcelos senhor de Figueiró e Pedrogão)


  • Né peut-être en 1340 - Portugal
  • Décédé en mai 1387 - Coimbra Portugal,peut-être à l'âge de 47 ans

 Union(s) et enfant(s)

 Notes

Notes individuelles

Da Wikipedia: 


 


Rui Mendes de Vasconcelos



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

 


Rui Mendes de Vasconcelos (1340 -?) foi um nobre medieval do Reino de Portugal e o primeiro senhor de Figueiró e de Pedrógão.


 



 


Biografia[editar 




 editar código-fonte]


Recebeu das mãos do rei D. João I de Portugal, por mercê, o Senhorio da vila de Caminha e de Terra da Nóbrega, localidade que corresponde a actual Ponte da Barca. Como cavaleiro destacou-se no combate contra os mouros em conjunto com o irmão, o mestre da Ordem de Santiago, D. Mem Rodrigues de Vasconcelos que comandaou a Ala dos Namorados na Batalha de Aljubarrota.


Mais tarde veio a trocar as as terras de Baltar e Paiva com seu primo D. Nuno Álvares Pereira, cedendo-lhe este as terras de Basto e as honras de Frazão e Sanfins de Ferreira.


Foi ainda como militar que prestou socorreu à cidade de Coimbra, ainda na vigência do reinado de D. João I de Portugal que acompanhou em combate. "se meteo dentro da cidade com sua gente acudindo aos asaltos e sahindo aos encontros com tal honra q na defeza da terra lhe derão o 1.º lugar e na batalha pelejou na banguarda com esforso e vallor".


Veio a morrer por afogamento na Nau dos Estanques, que navegava no Rio Minho, junto à localidade de Monçao, na altura em que acompanhava D. João I de Portugal a quando do ataque a Tui.


Relações familiares[editar 


 editar código-fonte]


Foi filho de Gonçalo Mendes de Vasconcelos (1320 -1407) que foi alcaide-mor de Coimbra e de Teresa Rodrigues Ribeiro (c. 1320 -?) filha de RuiVasques Ribeiro (1300 -?) e que foi o 2.º senhor do morgadio de Soalhães e de Marinha Gonçalves de Chacim (1310 -?). Casou com Constança Álvares (c. 1340 -?) de quem teve:



  1. Rui Vasques Ribeiro (1360 -?) e que foi o 2.º senhor de Figueiró e Pedrógão. Casou por duas vezes, a primeira com Ana Afonso e a segunda com Violante de Sousa;

  2. Maria da Silva (c. 1360 -?) casada com D. João Rodrigues Pereira (1340 - Monção), que foi senhor de Castelo de PaivaBaltar e Cabeceiras de Basto.


Ver também[editar 


 editar código-fonte]



Bibliografia[editar 


 editar código-fonte]



  • Eugénio de Castro, Os Meus Vasconcelos, Coimbra Editora, 1.ª Edição, Coimbra, 1933. pg. 75.

  • Manuel José da Costa Felgueiras Gaio, Nobiliário das Famílias de Portugal, Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1989. vol. X-pg. 98 (Vasconcelos).

  • José Augusto Sotto Mayor Pizarro, Os Patronos do Mosteiro de Grijó, Carvalhos de Basto, 1ª Edição, Ponte de Lima, 1995. pg. 160.



  • Por mercê do Rei D. João I, foi senhor das vilas de Caminha e Terra da Nóbrega (actual Ponte da Barca). Combateu, juntamente com seu irmão, Mem Rodrigues de Vasconcelos, na Ala dos namorados, na batalha de Aljubarrota.

  Photos & documents

{{ media.title }}

{{ mediasCtrl.getTitle(media, true) }}
{{ media.date_translated }}

 Aperçu de l'arbre