João Lopes Pinto
João Lopes Pinto
  • Born about 1824 - Rosário do Catete, Sergipe, Brasil
  • Deceased between 1872 and 1923 - Japaratuba, Sergipe, Brasil
  • Capitão da Guarda Nacional em Rosário
2 files available 2 files available

 Parents

 Spouses and children

 Siblings

 Notes

Individual Note

Encontramos um "Alferes João Lopes Pinto" como eleitor na Vila do Rosário, in Correio Sergipense de 1852, esse mesmo Alferes João Lopes Pinto e o Tenente Manoel Telles do Bomfim foram promovidos ao cargo de Capitão da Guarda Nacional do Rosário, em 1852.

Em 1857, João Lopes Pinto e Manoel Telles do Bomfim aceitaram integrar uma comissão do Governo da Província que tinha por fim possibilitar a livre navegação no Rio Japaratuba. Digno de nota é o fato de que o Comdor. Travassos publicou um Memorial sobre a Empresa de navegação dos rios Japaratuba e Pomonga na província de Sergipe, ano de 1865.

Em 1861, aparece João Lopes Pinto ao lado de Manoel Telles do Bomfim, ambos como eleitores da Freguesia de Japaratuba (eleições primárias).

Em " A União" (1852), consta que esse João Lopes Pinto era irmão desse Manoel Telles do Bomfim. Nesse mesmo periódico, consta que o Tenente Manoel Telles do Bomfim tinha casa no Engenho Camboy (Camboí) na Freguesia de Capella.

Algo digno de nota, in Correio Sergipense, 1852, é que o Alferes "João Lopes Pinto" aparece ao lado de um Dr. João Ferreira de Brito Travassos, ambos compondo a mesa eleitoral da Vila do Rosário. Ora, esse Dr. João Ferreira Travassos era filho do primeiro (sic) [leia-se segundo] consórcio de Francisco José da Silva Travassos (pai do Comdor.) com D. Antonia Maria da Porciúncula, nascido a 29 de agosto de 1820 em Santo Amaro e falecido a 25 de junho de 1885 na vila de Juparatuba (in Armindo Guaraná). No mesmo jornal, esse "João Lopes Pinto" aparece subscrevendo um ofício, precisamente no Engenho Camboí, o mesmo no qual residia aquele Manoel Telles do Bomfim, seu irmão.

Em 1872, aparece João Lopes Pinto, então Capitão, em Japaratuba ao lado do citado Dr. João Ferreira de Brito Travassos, ambos nomeados para comissão do governo. (Jornal do Aracaju).

  Photos and archival records

{{ media.title }}

{{ mediasCtrl.getTitle(media, true) }}
{{ media.date_translated }}