• Born in 1888 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Baptized 23 November 1888 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Deceased 12 September 1964 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil,aged 76 years old

 Parents

 Spouses and children

(display)

 Events


 Notes

Individual Note

Álvaro Moreyra (Álvaro Maria da Soledade Pinto da Fonseca Velhinho Rodrigues Moreira da Silva), poeta, cronista e jornalista, nasceu em Porto Alegre, RS, em 23 de novembro de 1888, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 12 de setembro de 1964.

Era filho de João Moreyra da Silva, autor teatral, cronista e poeta, e de Maria Rita da Fonseca. Simplificou o longo nome de família para Álvaro Moreyra. Veio para o Rio de Janeiro em 1910, onde concluiu o curso de Direito. Tornou-se amigo de Felipe d’Oliveira e Araújo Jorge. Entre 1912 e 1914 esteve em Paris e viajou também à Itália, à Bélgica e à Inglaterra. De volta ao Brasil, encetou a carreira jornalística no Rio, tendo sido redator de várias publicações: Fon-Fon, Bahia Ilustrada, A Hora, Boa Nova, Ilustração Brasileira, Dom Casmurro, Diretrizes e Para Todos.

Admirador da arte cênica, fundou no Rio, em 1927,o Teatro de Brinquedo, o primeiro movimento estruturado no país de renovação do teatro. Em 1937, apresentou à Comissão de Teatro, do Ministério da Educação e Cultura, um plano de organização de uma Companhia Dramática Brasileira, que foi aceito. Com ela, Álvaro Moreyra excursionou aos estados de São Paulo eRio Grande do Sul, e fez temporada de três meses no Teatro Regina, do Rio.

Dedicando-se à crônica, a partir de 1942, teve destacada atuação no rádio brasileiro, pois além de escrever também interpretava ao microfone sua produção. Esteve na Rádio Cruzeiro do Sul, entre 1942 e 1945, passando, a seguir, a trabalhar na Rádio Globo, onde celebrizou-se por sua participação no programa “Conversa em Família”. Depois passou a apresentar o “Bom-dia, Amigos”, uma crônica diária de cinco minutos, que ele transformou num recado de bom-humor, alegria, conselho, poesia e, sobretudo, de humanismo.

Em 1958, recebeu o prêmio do melhor disco de poesia com os “Pregões do Rio de Janeiro”. Era membro da Fundação Graça Aranha, da Sociedade Felipe d’Oliveira, da Academia Cariocade Letras e do Pen Clube do Brasil.

Álvaro Moreyra era casado com D. Eugênia Álvaro Moreira, líder feminista, e a residência do casal em Copacabana era ponto de encontro de escritores e intelectuais que moravam na cidade ou visitantes.

http://www.academia.org.br/academicos/alvaro-moreyra/biografia

 Sources

  • Individual: Árvore Genealógica do FamilySearch - Álvaro Moreyra da Silva<br>Nome de nascimento: Nome de nascimento<br>Gênero: Gênero<br>Nascimento: Dia Mês 1888 - Local<br>Batizado: Dia Mês 1888 - Local<br>Casamento: Dia Mês 1920 - Local<br>Morte: Dia Mês 1964 - Local<br><br>  Informação adicional: - Record - 40001:1750265089:

  Photos and archival records

{{ media.title }}

{{ mediasCtrl.getTitle(media, true) }}
{{ media.date_translated }}

 Family Tree Preview

   
João Moreyra da Silva  Maria Rita da Fonseca
||



|
Álvaro Maria Da Soledade Pinto da Fonseca Velhinho Rodrigues Moreira da Silva 1888-1964