Sosa :12
(Manoel Augusto Resposta do Arquivo Geral do Exercito de Portugal arqgex@mail.exercito.pt???? Em resposta ao seu "mail" datado de 10 de fevereiro de 2012, informa-se de que pesquisados os ficheiros deste Arquivo foram localizados os Registos de Matricula do Ex-Militar Manuel Augusto de Andrade, com o nº 50585, Cx 193, DRM 4 (Faro). · A consulta do citado Processo é feita nas instalações do Arquivo Geral do Exército, Largo de Chelas (Antigo Convento), 1949 - 010 Lisboa, nos dias úteis das 09h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, porém se pretender fotocópias dos Documentos de Matricula, é necessário a indicação da morada, no entanto o envio dos elementos pedido deve ser pago)


  • Born 4 March 1899 - São Braz de Alportel-Portugal
  • Deceased 25 July 1981 - Rio de Janeiro Brazil,aged 82 years old
  • Major do Exercito de Portugal até 1927 e no Brasil comerciante de mármores e granitos.

 Parents

 Spouses and children

 Siblings

 Notes

Individual Note

Nascimento SBA.http://digitarq.adfar.dgarq.gov.pt/viewer?id=995251

Assento de baptismo nº 112 na imagem m0050.tif Manuel - filho de José Augusto e de Maria Martinha

Descobri, conversando com Edna que ele se dizia militar e que havia vindo para o Brasil devido a um problema militar que teria a ver com a Revolução de Salazar.Escrevi aos Arquivos Históricos Militares em Lisboa Portugal em 2012 o email abaixo....e recebi esta resposta:

ahm@mail.exercito.pt

Atenção ao AHM de Portugal

Desculpe, cometi um erro ao digitar a data de nascimento de meu avô no e-mail anterior.Ele nasceu em São Bras de Alportel em 4/03/1899.....e não 1999....Casou-se em Lisboa em 1927 com sua prima paterna Bernardina Thomaz ou Tomas.Ele se assinava no Brasil Manoel Augusto de Andrade, apesar de ser filho de um José Augusto da Cruz Leiria e de Maria Martinha de Andrade.AtenciosamenteMaria Thereza de Andrade Trevino

From: thereza@hotmail.comTo: ahm@mail.exercito.ptSubject: Pesquisa de dossiê militar de Manoel Augusto de AndradeDate: Tue, 31 Jan 2012 01:44:24 +0000

Senhores do AHM, estou pesquisando sobre a familia de meu avô portugues, Manoel Augusto de Andrade (da Cruz Leiria), nascido em São Bras de Alportel, em 04/03/1999.Não encontraram seu nome em.listas xe revoltosos da época e me incentivaram a escrever para os Arquivos Gerais. arqgex@ exercito.ptEm resposta aos Arquivos Gerais do exercito portugues em fev 2012 tive como resposta nomeu hotmail.com.Ex-Militar Manuel Augusto de Andrade

Nossa referência Nº 074 Procº 02.05 / STAG de 23 de fevereiro de 2012

· Em resposta ao seu "mail" datado de 10 de fevereiro de 2012, informa-se de que pesquisados os ficheiros deste Arquivo foram localizados os Registos de Matricula do Ex-Militar Manuel Augusto de Andrade, com o nº 50585, Cx 193, DRM 4 (Faro).

· A consulta do citado Processo é feita nas instalações do Arquivo Geral do Exército, Largo de Chelas (Antigo Convento), 1949 - 010 Lisboa, nos dias úteis das 09h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, porém se pretender fotocópias dos Documentos de Matricula, é necessário a indicação da morada, no entanto o envio dos elementos pedido deve ser pago.Conversando com sua nora mais velha ele se dizia militar e que havia vindo para o Brasil devido a um problema militar que teria a ver com Salazar.

Meu avô se casou uma só vez com sua prima paterna viuva e com um filhinho pequeno Virgilio, Bernardina em Lisboa em meados de 1927, POR PROCURAÇÃO e, imediatamente, vieram para o Brasil.Meu pai já nasceu aqui em 30 de maio de 1930.Chegaram aqui sem nada. Ele contava que era militar e que tinha vindo fugido de Salazar.....e ter perdido a sua patente. Ele dizia que não tendo uma profissão definida, resolveu seguir a profissão de seu pai e montou uma empresa de marmores e granitos No Brasil.

Ele poderia ser um revoltoso/militar da Revolta de FEV 1927 em Lisboa???? Não estava na lista dos revoltosos...segundo resposta email hotmail.com em fev 2012 Inst historico do Exercito PortuguesAbaixo meu email primeiro ao ahm@msil.exercito.pt

Veja o que achei na internet:http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_de_Fevereiro_de_1927#cite_note-12Eles falam na wikipédia que existe uma lista de revoltosos militares.Email:Vcs poderiam me ajudar a encontrar seu dossie militar?

Eu agora sou luso-brasileira e moro no Brasil.Sou militar no Brasil e,agora. passei a reserva depois de 28 anos de serviço....sou Capitão de Mar e Guerra da Marinha Engenheira e sei que temos nossos dossiês militares o que preserva nossa história de vida e foi assim que encontrei na França em Vincennes no SDH o dossiê de 200 paginas de um quarto-avô que era Médico-militar da Marinha de Napoleão.

Onde eu devo pesquisar em Portugal para ver os dossies dos militares desta época e desvendar este mistério sobre meu avô?

As informações sobre ele estão coerentes com o momento político de Portugal...Existe algum grupo/site especializado em genealogia militar em Portugal?

Atenciosamente, esperando por um contato dos senhores

Maria Thereza de Andrade Trevino

RESPOSTA DO AHM:From: ahm@mail.exercito.ptTo: thereza@hotmail.comDate: Thu, 9 Feb 2012 11:14:03 +0000Subject: Pedido de informação sobre Manuel Augusto de Andrade (da Cruz Leiria)

Exmª Senhora,

Procº: SILD.85.400.43

Em resposta ao seu e-mail de 31 de Janeiro de 2012 sobre o assunto

em título, junto se envia a nota nº 185/2012, de 7 de Fevereiro de 2012:

Com os melhores cumprimentos,

Arquivo Histórico Militar

Meu avô se casou em Lisboa em meados de 1927 com minha avó POR PROCURAÇÃO porque ela era sua prima viuva e morava no Algarve com meu meio tio Virgilio e, imediatamente, vieram para o Brasil.Meu pai já nasceu aqui em 30/05/1930.Chegaram aqui no Brasil sem nada.Ele contava que era militar e que tinha vindo fugido de Salazar.....e poderia ter perdido a sua patente. Ele dizia que não tendo uma profissão definida, resolveu seguir a profissão de seu pai em Sao Bras de Alportel e montou uma empresa de marmoaria e granitos no Brasil.Era um artista e fazia as esculturas das lápides em granito que vendia.

Ele poderia ser um revoltoso/militar da Revolta de FEV 1927 em Lisboa????

Encontrei por email seus dados e seu NIP acho que era oficial Major no Exercito no Servico de Doc em Lisboa mas so posso TER acesso a suas informassoes militaires pessoalmente e comprovando relacao familiar.

Era primo de sua esposa Bernardina Thomaz/Tomas.

Ele se dizia militar e que havia vindo para o Brasil devido a um problema militar que teria a ver com Salazar.

Meu avô se casou em Lisboa em meados de 1927 com minha avó POR PROCURAÇÃO e, imediatamente, vieram para o Brasil.Meu pai já nasceu aqui em 1930.Chegaram aqui sem nada. Ele contava que era militar e que tinha vindo fugido de Salazar.....e ter perdido a sua patente e tinha 28 anos ao chegar no Brasil. Ele dizia que não tendo uma profissão definida, resolveu seguir a profissão de seu pai e montou uma empresa de marmores e granitos No Brasil.

Ele poderia ser um revoltoso/militar fugido da Revolta de FEV 1927 em Lisboa????Enviei um e-mail solicitando ajuda ao Arquivo Historico em Lisboa PT em ahm@mail.exercito.pt

Death

Ja sem enxergar bem vovô tinha o habito de jogar na loteria e estava na calçada de sua residência na rua SFXavier quando foi brutalmente pelas costas atingido por um carro desgovernado que o imprensou entre o muro e o poste de luz tendo falecido imediatamente durante o acidente.

Family Note

Casamento por procuração entre os primos Bernardina e Manuel....ela viuva em Faro com meu meio tio Virgilho...ele militar major do exercito....servindo em em LisboaSerá que fugiu de Salazar? Seria um revoltoso???

  Photos and archival records

{{ media.title }}

{{ mediasCtrl.getTitle(media, true) }}
{{ media.date_translated }}