Sosa :1,097

     Spouses and children

     Notes

    Individual Note

    Nasceu provavelmente por volta de 1670. Não há provas, mas por hipótese pode ser filha de João Pires Maciel e Ana Maciel Tourinho II e irmã, portanto, de Agostinho Maciel Tourinho, Bento Maciel Tourinho II e Pero do Campo Tourinho III.
    Ana Maciel Tourinho II, por sua vez, é filha de Bento Rodrigues Maciel e Ana Maciel Tourinho I.
    Ana Maciel Tourinho I, por sua vez, é filha de Estevão Gil Tourinho e Brites Fernandes Maciel, filha de João Pires de Darque e de Maria Ana Maciel.
    Estevão Gil Tourinho, por sua vez, é filho de GIL PIRES TOURINHO e Branca Quezada, filha de João Quezado o velho e de s.m. Maria Gomes Madriz.
    GIL PIRES TOURINHO, por sua vez, é filho de PERO (DO CAMPO?) TOURINHO, filho de ... MARTINS TOURINHO, filho de MARTIM TOURINHO.

    MARTIM TOURINHO Viveu, ao que parece, ao fim do reino de d. Afonso IV o bravo (n. 1290, foi aclamado em 1325 e †1357), o que coloca seu floruit na primeira metade do século XIV. Procederia do Alentejo, do sul de Portugal, o que reforça a hipótese da origem judaica da família, pois este primeiro dos Tourinhos poderia ter vindo de El-Andaluz, de um dos reinos taifas, onde eram notórias as comunidades judaicas. Tourinho vem de Torah, através do feminino e diminutivo tourinha, que tanto significa “pequena torah”
    quanto “gente judenga.”
    Source: FICHE - 0073 - http://www.buratto.net/doria/Tourinho.pdf - http://www.buratto.net/doria/Tourinho.pdf

      Photos and archival records

    {{ media.title }}

    {{ mediasCtrl.getTitle(media, true) }}
    {{ media.date_translated }}

     Family Tree Preview