Sosa :301 144
  • Né en 1340
  • Décédé le 11 décembre 1392,à l'âge de 52 ans
  • Fidalgo do Reino de Castela; senhor de Parada e Sanguinhedo

 Union(s) et enfant(s)

 Notes

Notes individuelles

Afonso Pires da Charneca (1340 - a. 11 de Dezembro de 1392) foi um fidalgo do Reino de Castela, de seu nome Alfonso Pérez em castelhano, que, fugido aos rigores de Pedro, o Cruel[1], passou a Portugal durante o reinado de D. Fernando I de Portugal e terá fixado a sua moradia na Charneca e ali edificado o seu solar. Terá sido também senhor de Parada e de Sanguinhedo.

Fernão Lopes designa-o "Afonso Perez da Charneca" e, no capítulo CLIX da 1.ª parte da Crónica de D. João I,[2] diz que foi "de algumas pessoas que ajudaram o Mestre a defender o reino"[3].

Diz-se que recebeu a mercê das Alcáçovas e várias outras terras "por serviços que este lhe fez", entre elas os Lagares d' El-Rei, por ordem do referido Mestre de Avis, o rei D. João I de Portugal,[2] mas, no entanto tudo parece indicar que se esteja a confundir com o seu filho mais velho e seu «aportuguesado» homónimo. Assim como quais deles seria um dos escolhidos pela corte para acompanhar o condestável D. Nuno Álvares Pereira quando este exerceu o cargo de Fronteiro-mor do Além-Tejo.

Casou com:

Constança Esteves (c. 1340 - d. 11 de Dezembro de 1392).[2][4][5]. Dela teve:Afonso Pires da Charneca;[2]Martinho Afonso Pires da Charneca (ou de Miranda) (1360 -?), que foi bispo do Porto e bispo de Braga e de quem descendem os Mirandas;[2]Constança Afonso da Charneca;Margarida Afonso de Miranda (da Charneca) casada com Diogo Aires, sem geração, e depois com Rui de Brito, escudeiro e juiz do cível de Lisboa (1410-11), com geração.[6]Para Felgueiras Gayo teria também como filhos:

Fernando de Castro, viveu na Galiza (?);Diogo Gonçalves de Castro (1360 -?) casado com Aldonça Coelho (?).Referências A Casa dos Mirandas na Rua das Flores, por Marquês de Rio Maior, revista Municipal de Lisboa, n.º 40, 1950 Moreira de Sá Monteiro 1988, p. 167. A Casa dos Mirandas na Rua das Flores, por Marquês de Rio Maior, revista Municipal de Lisboa, n.º 40, 1950 «Constança Esteves, roglo.eu». Roglo.eu Documenta-se como Constança Esteves, mãe de D. Martinho, Bispo de Coimbra e do Conselho, quando a ambos D. João I a 11 de Dezembro de 1392 confirmou a doação que fizera a Afonso Pires da Charneca, filho da dita Constança Esteves e irmão do dito Bispo, do lugar de Alcáçovas, dumas vinhas e lagares «aallem d aRoyos e partem com o caminho da charneca», e de umas casas em Sintra «Margarida Afonso de Miranda, roglo.eu, por Manuel Abranches de Soveral, em "Origem dos Avelar e dos Soveral".». Roglo.euBibliografiaAbranches de Soveral, Manuel, Ascendências ViseensesAbranches de Soveral, Manuel, Ascendências Viseenses, Errata e AditamentosAbranches de Soveral, Manuel, Origem dos Avelar e dos SoveralFelgueiras Gayo, Nobiliário das Famílias de Portugal, Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1989. vol. IV-pg. 245 (Castros) e vol. VII-pg. 397 (Mirandas).Moreira de Sá Monteiro, Fernando (1988). «Castros e Sousas. Senhores de Parderrubias, da honra de Remoães e morgados do Peso» (PDF). Guimarães: Arquivo Municipal de Guimarães; Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Boletim de Trabalhos Históricos. XXXIX: 164-220. OCLC 13881888

 Sources

  Photos & documents

{{ media.title }}

{{ mediasCtrl.getTitle(media, true) }}
{{ media.date_translated }}

 Aperçu de l'arbre